Já estava na hora do meu portfolio sair de uma pasta e virar um livro. E não é que aconteceu?!
Parece uma coisa óbvia já que sou designer gráfico e adoro papel e encadernação. Pois é....mas entre idéia e concretização tem: tempo, tempo, tempo, trabalho, gestação, dúvida, vários resgates, cagadinhas, alegrias, procrastinação, crítica, tempo, trabalho e quando chegou um pouquinho de fé, ufa...saiu. Pari meu primeiro livro-portfolio-artesanal. Depois que terminei de costurar e vi o livro prontinho fiquei pensando em tudo q tava ali, que é um livro comemorativo pra mim. Dái fui pensar em quantos anos de formada eu tinha e são 9, que por coincidência é meu número de sorte. Pronto. Tudo começa a ter um simbolismo a mais. Lá fui eu jogar no google o 9 que na numerologia é o .... observador, um colecionador de objetos que conta sua história, conservador, costuma agir com cautela, se direciona a profissões ligadas ao conhecimento passado. Tá, parei de pesquisar pq afinal é isso mesmo.... eu fico buscando sentido nas coisas. Aff.
Nesse singelo e orgânico livro tem bastante de mim e um pouco de muita gente. São mais ou menos 8 lugares por onde passei num portifa de costura copta, tamanho A4, com 9 furos, 13 jobs. Na capa, a estampa é uma colagem de vetores retirados de projetos do livro.
Enquanto editava os trabalhos lembrei de muita gente queridona, muita gente mala pra cacete também, haha. Mas é lógico que o que está materializado ali é só o crème de la crème. Só o que me fez sorrir.
Nesse tempo já trabalhei: em casa, longe, indo a pé, por 3 anos, por uma semana, com 200 pessoas, com uma só, com Mac e com Pc, com meu próprio computador (por falta de um), com muita raiva e com muito amor, com identidade visual, apostila, anúncio, folheteria, tratando imagem, fotografando e ajustando site, produzindo, fazendo etiqueta à la Natalia Klein, indo em cliente ou indo na gráfica, com fones de ouvido no último volume, no skype e no messenger, lanchando de tarde, sem hora de almoço, de madrugada, de casa salvando no dropbox, com e sem carteira assinada, com gente figura, com gente cheia de energia, com gente estressada, cantando, muda e na maioria das vezes mostrando os dentes, por alegria ou por prazo apertado.
Então chega de lero e liberta as fotos DJ...
Obrigada...
Viçoso que me deu o nome e todo resto,
Silva que me deu o sorriso,
Maduell, o Sol da casa.
Wallderful que me ensinou a costurar.
Se quiser ver o que tem dentro do livro-portfolio-artesanal, clique aqui.